Carta do presidente

Queridos amigos do LASID,

O LASID é uma sociedade muito jovem, com apenas 25 anos, mas nesse curto período crescemos com muita energia e contribuímos para a divulgação de doenças das Imunodeficiências Primárias e a formação contínua de profissionais da região. Como resultado do nosso trabalho, conseguimos crescimento no conhecimento e registro de PIDs nessa área de forma exponencial.

O trabalho coordenado e democrático dos 5 comitês nos permitiu: melhorar a disseminação dessas atividades em nossa sociedade e em algumas publicações científicas sobre diferentes temas da nossa região, aumentar o número de parceiros, interagir com outras sociedades científicas e incentivar nossos profissionais em sua participação ativa em diferentes eventos científicos. Estamos comprometidos em promover atividades educativas para formar jovens imunologistas. Essas atividades são objetivos importantes para nossa sociedade. O LASID registrou 7.959 pacientes até novembro de 2019. Esses números revelaram o aumento exponencial de novos diagnósticos na região com uma nova plataforma. Hoje, 14 países latino-americanos estão ativamente envolvidos neste registro. Fizemos muito, mas não é suficiente. Temos que continuar nos registrando. Todos esses dados podem contribuir para a criação de um mapa regional de PIDs, poderemos tornar visíveis nossas realidades e nossas necessidades. Nossas conquistas ajudaram a melhorar a qualidade de vida de nossos pacientes e suas famílias.

Nestes anos, cada um dos países que integram a região tem visto realidades e compromissos governamentais diferentes com nossos pacientes. O trabalho é duro e sabemos que ainda há muito a ser feito.

Realizar esse tipo de política em toda a região é uma luta que requer um enorme compromisso e desafio.

Devemos trabalhar com os governos para que eles possam fornecer políticas claras para o diagnóstico e tratamento do PID. Os pacientes precisam de nosso conhecimento e também precisamos saber como cuidar e acompanhá-los nesta longa viagem para alcançar o melhor estado de saúde possível. Com as difíceis realidades econômicas da região, nosso trabalho é ainda mais difícil.

Devemos continuar trabalhando em conjunto com nossos pacientes e suas famílias, mas também com IPOPI e com a ALAS (Associação de Pacientes Latino-Americanos).

Os membros do LASID realmente apreciam o compromisso da Fundação Jeffrey Modell, e seus queridos fundadores Fred, Vicky e Vanessa. Eles têm colaborado com seu apoio contínuo e amoroso, cooperando com nosso trabalho na América Latina, e sabemos que continuaremos nesse caminho para ajudar todos os pacientes com PID, o legado que recebemos na memória de Jeffrey.

Nesses dois anos de gestão, não vou focar não só no sucesso de nossas atividades educacionais e científicas, mas também pretendo realizar uma atividade educativa na região e apoiar os pacientes e seus familiares.

É uma grande honra para mim ser a primeira mulher presidente da nossa sociedade e também um grande desafio porque estamos vivendo um momento latino-americano muito complexo e o resto do mundo. As mulheres estão iniciando uma nova era de integração e me sinto muito grata por dar os primeiros passos nesse longo caminho, abrindo-nos um novo caminho para contribuir no crescimento do LASID.

Tenho certeza de que “O sucesso não vem por acaso”. É concebido, preparado, exercido e realizado. Ou seja, o sucesso depende de ação, preparação, organização e seus membros. É nosso desafio, e minha responsabilidade continuar o grande trabalho feito pelas minhas faculdades anteriores, e pelos próximos dois anos continuaremos fazendo cada vez mais pelo crescimento do LASID.

Dra, Liliana Bezrodnik

Presidente

Scroll to Top